Lula diz a interlocutores que governo não pode “ficar maluco” com a chance de Milei vencer na Argentina

lulamilei

O presidente Lula (PT) afirmou a interlocutores que o governo brasileiro não pode ‘ficar maluco’ com a possibilidade de Javier Milei vencer as eleições na Argentina.

O candidato da preferência de Lula, o ministro da Economia, Sergio Massa, teve 36,4% dos votos, contra 30,1% de Milei. A disputa, no entanto, segue aberta e tudo pode acontecer.

De acordo com um ministro que despacha quase diariamente com o presidente brasileiro, ele afirmou que, ao longo de seus outros mandatos, teve que conviver com diversos presidentes de direita que passaram pelo poder no continente. O mundo não acabou por causa disso, nem as relações do Brasil com os países que estavam nas mãos da direita estremeceram, disse Lula, segundo o mesmo ministro.

A preferência de Lula e de seus ministros por Massa, no entanto, é explícita. Logo depois da publicação dos resultados, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria Especial de Comunicação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) deram parabéns ao candidato peronista.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que acompanha a eleição da Argentina “com interesse por causa do Mercosul”. Milei é considerado pelo governo uma ameaça ao bloco, que critica com contundência.

Mônica Bergamo/Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *