Mais 100 casas foram reformadas através do Morar Melhor e entregues pela Prefeitura de Salvador na região da Baixa de Quintas, nesta sexta-feira (19). Essa foi a segunda vez que a comunidade foi contemplada, chegando a 234 residências requalificadas na localidade.
Neste ano, o programa completa uma década de atividade, tendo beneficiado mais de 60 mil famílias em toda a cidade. O prefeito Bruno Reis esteve na comunidade, onde foi recebido por um grupo de percussão, e conversou com os moradores.
“Esse programa tem muitos benefícios. Primeiro, ele tem a capacidade de resolver problemas de saúde provocados pela insalubridade, calor e pela infiltração etc. Segundo, é um programa que tem um alcance social enorme, porque traz dignidade e qualidade de vida sem tirar a pessoa da convivência com seus familiares, amigos e vizinhos. Terceiro, vai influenciar sem sombra de dúvidas na vida das crianças, que terão mais conforto para estudar e melhor qualidade de sono”, afirmou.
O programa fez melhorias na casa de dona Valdeci Marques como a colocação de reboco, instalação elétrica e pintura. O banheiro passou a ser revestido de cerâmica com um kit novo de sanitário. Além disso, o telhado foi reformado e o imóvel recebeu novas portas e janelas, além de revestimento nas paredes.
Morar Melhor – O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, explicou como o programa é importante para recuperar a autoestima dos moradores e para resolver questões de saúde, a exemplo de problemas respiratórios e outras doenças provocadas pela falta de infraestrutura adequada.
“A gente percebe o quanto esse programa muda a vida das pessoas, como o próprio slogan dele diz: ‘mudar de vida, sem mudar de endereço’. Ele cria um sentimento de pertencimento à comunidade, os vizinhos ficam felizes porque valoriza a região e é muito impotente para nós conseguirmos, através de nosso trabalho, fazer essas entregas. Cada nova entrega do Morar Melhor é emocionante”, disse.
A coordenadora do programa, Cristiane Oliveira, destacou o caráter social dele: “O alcance social do Morar Melhor é muito grande, porque além de tratar a casa, a gente identifica as famílias e suas vulnerabilidades, tanto social quanto econômicas, e dá o direcionamento que elas precisam para serem assistidas pelos benefícios sociais e outras políticas públicas. É um trabalho socioassistencial e de saúde”, afirmou.