A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), firmou um Termo de Compromisso com a Associação Baiana de Supermercados (Abase) com foco na promoção da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego no setor supermercadista da capital baiana.
O documento foi assinado nesta quarta-feira (6) pela secretária da Fazenda, Giovanna Victer, que representou o prefeito Bruno Reis durante o primeiro dia do SuperBahia, maior evento do Norte e Nordeste do setor supermercadista que acontece no Centro de Convenções de Salvador.
A iniciativa estabelece uma cooperação mútua para a implementação de ações no âmbito do programa Treinar para Empregar, para fortalecimento do setor varejista, com destaque para a formação de profissionais nas áreas de padaria e açougue. O acordo também prevê o incentivo à contratação de jovens capacitados por meio do Programa Geração SSA, com oportunidades de inserção no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego no Varejo.
“Esta é uma ação estratégica que une a força da gestão pública ao dinamismo do setor privado para gerar resultados concretos para a população. Estamos investindo na qualificação e, sobretudo, na empregabilidade dos soteropolitanos”, destacou a secretária da Semdec, Mila Paes.
“Esse compromisso simboliza mais um passo concreto em direção à inclusão produtiva e ao fortalecimento da nossa economia. Ao unir esforços com a Abase, estamos criando pontes entre a qualificação profissional e o mercado de trabalho, especialmente em um setor com grande capacidade de geração de empregos como o supermercadista”, avaliou Giovanna Victer.
Entre os compromissos firmados, cabe à Semdec planejar e executar turmas de capacitação, realizar o acompanhamento pedagógico das formações, manter uma base de dados atualizada dos participantes e articular a intermediação de mão de obra junto ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). A Abase, por sua vez, será responsável por mapear vagas nas redes associadas, validar os perfis profissionais formados, estimular a adesão das empresas supermercadistas ao projeto e monitorar os resultados da parceria.
O Termo terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado. Um grupo de trabalho interinstitucional será responsável por planejar, acompanhar e avaliar os resultados das ações pactuadas.
Resultado – Salvador segue colhendo os frutos do amplo investimento que vem realizado na capacitação profissional. De acordo com o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, a capital baiana liderou a geração de empregos formais no Nordeste e ocupou a 4ª colocação no Brasil, com 22.094 postos de trabalho com carteira assinada criados no primeiro semestre de 2025.
O principal motor da geração de empregos nos primeiros seis meses deste ano foi o setor de serviços, com 16.946 vagas criadas. Logo em seguida, aparecem os segmentos de atividades administrativas (8.100) e saúde (4.439).