PF prende dono do Banco Master; BC decreta liquidação da instituição

imagem_2025-11-18_125637465

A Polícia Federal prendeu na noite de ontem o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Na manhã de hoje, também foi detido Augusto Ferreira Lima, que ocupou o posto de CEO do Master até o início das negociações para a venda do banco.

Além disso, o Banco Central decretou a liquidação do conglomerado Master e colocou a instituição sob regime de administração especial temporária por 120 dias. Apenas o Will Bank foi preservado, devido ao interesse de investidores em adquirir o banco digital.

Investidores com títulos do Master poderão solicitar ressarcimento ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), em prazo ainda a ser definido.
Segundo a PF, a operação tem como objetivo combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional. As investigações começaram em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira.

Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada. São investigados crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *