Israel e Irã realizam ataques mútuos no quarto dia de confronto

bombardeio

O confronto entre Israel e Irã entrou hoje no seu quarto dia (quinto, pelo horário de Brasília) sem perspectiva de cessar-fogo e como novos ataques mútuos que deixaram oito mortos em Israel e cinco em Teerã, segundo relatos da imprensa local.

Israel afirmou hoje que obteve “controle aéreo completo sobre Teerã”, após ter destruído um terço das baterias antiaéreas fixas iranianas. O Irã, porém, conta ainda com lançadores de mísseis antiaéreos móveis.

Ontem, Israel também assassinou o chefe e o subchefe do serviço de inteligência da Guarda Revolucionária do Irã. O total de mortos desde os primeiros ataques de Israel na madrugada de sexta (noite de quinta no Brasil) chega a mais de 220 no Irã e supera 20 em Israel. Ontem, Benjamin Netanyahu alegou ter atacado o Irã para prevenir um “holocausto nuclear” – embora o único país que possua bombas nucleares no Oriente Médio seja Israel, que também rejeita o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual o Irã é signatário.

Israel voltou atrás, a pedido dos EUA, na execução de um plano para assassinar o aiatolá Ali Khamenei, segundo relato de autoridades americanas que pediram para permanecer anônimas. “Descobrimos que os israelenses tinham planos para atingir o líder supremo do Irã. O presidente Trump foi contra, e dissemos aos israelenses para não seguirem adiante”, disse à agência de notícias France Presse um alto funcionário do governo americano.

A mesma informação foi transmitida à agência de notícias Reuters e a veículos de imprensa americanos. Questionado durante uma entrevista ao canal de TV Fox, Benjamin Netanyahu não negou diretamente a informação. “Há tantos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram, e eu não vou entrar nisso”, disse. “Mas eu posso dizer que eu acho que faremos o que precisamos fazer. E acho que os Estados Unidos sabem o que é bom para os Estados Unidos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *