“Faz 20 anos que esperamos um governador capaz de assumir sua responsabilidade”, diz Bruno Reis

pref

Em discurso nesta segunda-feira (2) durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o prefeito Bruno Reis lembrou que, apesar de todos os avanços de Salvador em educação, saúde, mobilidade e infraestrutura, há uma grande queixa que não permite o cidadão viver a cidade plenamente: a falta de segurança pública.

“O morador tem uma preocupação que atravessa todas as outras. Porque ela decide a hora de sair de casa, a hora de voltar, o trajeto de ônibus, a rotina do comércio e o direito mais básico de uma família: viver sem medo”, disse o prefeito da capital baiana.

“Faz 20 anos que sofremos com a expansão de facções vindas do Rio, São Paulo e formadas aqui. Faz 20 anos que esperamos um governador capaz de assumir sua responsabilidade e virar essa página, como nós temos feito em tantas áreas de responsabilidade do prefeito. Mas, mesmo sem poder de polícia, este prefeito não se omitiu no enfrentamento ao crime”, completou Bruno Reis.

O prefeito destacou que a gestão municipal ampliou e modernizou a Guarda Civil Municipal, que tem hoje 1.056 homens e mulheres treinados e armados. Além disso, a Prefeitura assumiu a vigilância ostensiva do Centro Histórico e áreas turísticas. Foram implantadas quase 2,5 mil câmeras de monitoramento em postos de saúde, escolas e áreas públicas. Além disso, a cidade está implementando 800 abrigos de ônibus com câmeras, internet e botão de emergência.

A capital baiana também registrou, entre 2023 e 2025, uma redução pela metade dos casos de feminicídio, ao contrário da Bahia e do Brasil. Este período coincide com a implantação da Casa da Mulher Brasileira, do Núcleo contra o Feminicídio, da Patrulha Guardiã Maria da Penha e do programa Botão Lilás, que permite à vítima de violência doméstica acionar imediatamente a Guarda Municipal.

“Além disso, a nossa gestão criou a Ronda Escolar e a Operação Arcanjo Azul, de patrulhamento em pontos de ônibus. E vamos continuar avançando através do Plano Municipal de Segurança Pública, matéria em tramitação nesta Casa, que nos dará acesso a mais recursos e tecnologias de inteligência”, completou o prefeito, citando um importante projeto que será discutido na Câmara Municipal em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *