Em mensagem à Câmara, Bruno Reis faz balanço da gestão, anuncia novas obras e diz que foco para 2026 será avançar ainda mais

bruno

O prefeito Bruno Reis discursou nesta segunda-feira (2), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na tradicional leitura da Mensagem do Executivo aos vereadores, o gestor deixou claro qual será o objetivo do trabalho em 2026: subir o nível e avançar ainda mais. Como destacou, a capital baiana vive um ciclo de avanços constantes nos últimos 13 anos, em todas as áreas, o que tem aumentado a confiança da população na Prefeitura e, também, a expectativa sobre a gestão municipal.

“Eu não tenho dúvida sobre o caminho. A Prefeitura seguirá com ritmo, responsabilidade e foco no essencial. E, pela relação institucional que construímos – de diálogo e respeito – eu confio que esta Casa seguirá no mesmo compasso: firme no debate, madura na fiscalização e parceira no que for necessário para Salvador avançar. Nós sabemos que cada entrega puxa a régua para cima. Por isso, 2026 começa do jeito que Salvador espera: com responsabilidade fiscal, resultado na ponta e trabalho duro”, disse Bruno Reis em seu discurso.

O prefeito destacou que em 2025, primeiro ano do seu segundo mandato, esteve em toda a cidade: foram 239 inaugurações, ordens de serviço e lançamentos de programas em 112 bairros diferentes. Segundo ele, estar presente nos bairros é essencial, pois é a melhor forma de constatar se a melhoria de vida está, de fato, chegando às pessoas, na ponta.

“Eu aprendi governando Salvador: é no bairro que a gente mede se a cidade está funcionando. No bairro, não tem filtro. O cidadão percebe quando a escola melhora, quando a saúde responde, quando a praça vira espaço de família, quando a rua deixa de alagar, quando a Prefeitura aparece – e aparece de verdade”, completou Bruno Reis.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de vereadores, secretários municipais, demais autoridades e lideranças. Ainda na mensagem do Executivo, o chefe do Palácio Thomé de Souza destacou a parceria com o Legislativo soteropolitano na busca por uma cidade cada vez melhor.

“É claro que elogio é bom, mas governo não vive de aplauso: vive de responsabilidade. E o cidadão, quando volta a acreditar, não quer apenas reconhecer – ele quer avançar. Tem um sinal claro de que Salvador está no caminho certo: o cidadão está mais exigente. O padrão subiu. E governo sério não se incomoda com cobrança: usa a cobrança como bússola”, afirmou o prefeito de Salvador.

Avanços – Boa parte dessa sensação geral de melhoria de vida, segundo Bruno Reis, deve-se ao fato da Prefeitura ter assumido cada vez mais desafios, em diferentes áreas – alguns, inclusive, que são a priori obrigações do estado. O grande exemplo é o Novo Mané Dendê, a maior obra de requalificação urbana da história de Salvador, que abrange, sobretudo, entregar saneamento básico, qualidade ambiental e moradia digna à população do Subúrbio Ferroviário.

“Atribuo sobretudo a projetos estruturantes que estamos levando a áreas antes sequer pisadas por prefeitos. Nos próximos dias, iniciaremos as obras na comunidade do Pé Preto, no Nordeste de Amaralina, e estamos finalizando o projeto da Cidade de Papel, no Bairro da Paz. Mas, o Mané Dendê é realmente o maior exemplo. Eu confesso a vocês: toda vez que vou ao Mané Dendê, eu me emociono. Onde antes milhares de moradores conviviam com alagamentos de esgotos entrando por suas casas, hoje vemos a maior mudança sócio-urbana-ambiental da cidade”, disse Bruno Reis.

O prefeito destacou que em 2026 vai finalizar o programa Mané Dendê entregando o terminal de ônibus, mais 224 moradias, CRAS, CAPS, Centro Comunitário, Centro Cultural e Teatro. Além da obra da Arena Aquática, que já começou, com piscina semi-olímpica para aulas gratuitas de natação, hidroginástica e lazer. Além disso, a Prefeitura vai iniciar a obra do Teleférico, com 4,3 km, conectando Praia Grande ao metrô em Campinas de Pirajá.

“No Mané Dendê, entregamos escola, creche, posto médico, mercado, novas vias, praças, quadras e academias públicas. Foram 410 novas moradias e 113 casas que os moradores escolheram e a Prefeitura comprou e deu a eles. Entregamos água na torneira e esgotamento sanitário, fazendo o trabalho da Embasa. Um galpão de triagem de resíduos sólidos, três ecopontos, arborização, preservação de nascentes, revitalização de rios e uma usina solar, para baratear a conta de luz dos moradores”, completou Bruno Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *