A Bahia passou a contar a partir desta segunda-feira (18) com um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O ato de lançamento aconteceu em Salvador, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana – ex-senador e ex-governador do Acre.
“A ApexBrasil agora tem um escritório aqui em Salvador e nós vamos trabalhar toda a cadeia produtiva. A Bahia é o estado que mais exporta do Nordeste, perto de 50%, dependendo do ano, sai daqui da Bahia. E nós tínhamos que estar aqui presente”, disse Viana.
“A ApexBrasil está trabalhando para diversificar e criar alternativa de mercados que também alcançou setores produtivos da Bahia. Eu sou muito otimista, porque quando uma porta se fecha, muitas outras se abrem. E nós estamos abrindo aqui uma porta para quem quer exportar, nós vamos habilitar 350 empresas com o programa nosso para que elas possam ser exportadoras e somar às 600 empresas baianas que já exportam”, afirmou o presidente da Apex.
Segundo ele, a Agência já estudou os mercados que podem ser alternativa para os produtos que sofreram as tarifas dos Estados Unidos. “Nós já identificamos o valor, é um mercado de 170 bilhões de dólares, nós identificamos 108 setores da nossa economia que foram alcançadas pelas tarifas do Trump e levantamos 72 países. Cada produto, a gente elencou um conjunto de países. Vamos começar a promover eventos que criam possibilidade de trazer compradores desse país para conhecer os vendedores brasileiros”, detalhou Viana, ao ressaltar o socorro imediato de 30 bilhões de dólares que já foram anunciados pelo presidente Lula (PT).
“São 72 países, cada produto você vai procurar um país diferente, seja manga, qualquer produto, indústria. Por exemplo, tem máquinas que a Austrália é a melhor alternativa, o café, por exemplo, se não for para os Estados Unidos, você pode ter o Canadá, você pode ter a própria Europa, ter o Japão, ter a China. Cada produto a gente identificou os mercados potenciais onde a gente pode ampliar a presença desses produtos brasileiros nesses mercados”, explicou.