“Da Escola à Cidade: Políticas de Proteção às Meninas e Adolescentes” é o nome da audiência pública que será realizada pela Câmara Municipal de Salvador nesta sexta-feira (7), às 14h, no auditório do Edifício Bahia Center (Rua Ruy Barbosa, nº 27, Centro). A iniciativa é da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), do Mandato Popular das Águas.
Como explica a vereadora, a iniciativa tem como objetivo discutir estratégias e fortalecer ações integradas de proteção aos direitos de meninas e adolescentes nos espaços escolares e nos territórios da cidade.
O encontro reunirá representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil, educadoras, estudantes e coletivos que atuam na defesa dos direitos da infância e adolescência. A proposta da audiência é construir um espaço de escuta, denúncia e formulação de encaminhamentos que contribuam para políticas públicas municipais de prevenção às violências e de promoção do cuidado e da proteção integral.
“A escola e a cidade precisam ser lugares de proteção, acolhimento e futuro para nossas meninas. Não podemos aceitar que violências naturalizadas sigam interditando sonhos e trajetórias”, destaca a vereadora Eliete Paraguassu. A parlamentar refere-se “ao contexto atual, no qual são crescentes as violações e vulnerabilidades que atingem meninas, especialmente negras, periféricas e das comunidades tradicionais”.
A construção da audiência conta com o diálogo e a parceria de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Elas no Poder, Projeto Meninas Cidadãs, Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages) e Instituto Odara.