Com um investimento de R$1,8 milhão, a Prefeitura de Salvador entregou, nesta segunda-feira (9), mais uma obra de contenção de encosta, desta vez em Mirantes de Periperi, para garantir mais segurança às famílias que vivem na região. Contabilizada esta intervenção, localizada na 1ª Travessa Antônio Teixeira, a gestão municipal já protegeu mais de 570 áreas de risco na capital baiana nos últimos anos.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis afirmou que, até o final do ano, serão quase 650 áreas de risco protegidas. “Nos últimos anos, nós promovemos investimentos históricos na proteção de áreas. Nunca houve tantas obras de contenção de encostas. Isso é uma constatação”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
De acordo com o gestor, há 18 obras em áreas de risco a serem entregues em breve e outras 49 intervenções já foram iniciadas. “Eu sempre falo isso com muita responsabilidade. Não estamos imunes às chuvas, ainda mais com as mudanças climáticas e os fenômenos da natureza cada vez mais intensos. Mas nós estamos mais resilientes, mais resistentes”, pontuou.
Bruno Reis reforçou ainda que a intervenção foi realizada com recursos próprios do Município. “Essa obra foi feita com o dinheiro de vocês, que o prefeito administra. Antes, para fazer uma obra como essa, a Prefeitura tinha que ficar aguardando recurso do governo do Estado ou do governo federal. A gente, não. A gente administra bem o dinheiro para fazer tantas coisas; e as encostas sempre foram e sempre serão a nossa prioridade”, disse.
A obra, executada em uma área de 523 m² com as técnicas de solo grampeado e cortina atirantada, incluiu ainda muro de flexão, alvenaria de pedra, escadaria, guarda-corpo, revestimento vegetal, pavimentação, passeio e drenagem.
O prefeito ressaltou ainda que 86% dos recursos da Prefeitura são investidos nas regiões mais carentes da cidade, como o Subúrbio Ferroviário. “Vocês podem descer aí em Mirantes e observar os campos de grama sintética, olhar aí para a frente e encontrar as vias que nós fizemos em Nova Constituinte, o novo empreendimento habitacional que está sendo construído; enfim, tanta coisa que já foi feita e tanta coisa que está vindo por aí. Porque a gente governa ao lado das pessoas e tem a capacidade de ouvir”, apontou.