Em sessão especial na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PcdoB) saudou os 50 anos do Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA): “Que o Iperba continue sendo esse eterno espaço de acolhimento às mães e bebês que dependem do SUS em Salvador”.
Enfermeira com especialização em Obstetrícia e autora da Lei Municipal n.° 7.851/2010, a Lei da Maternidade Certa, Aladilce relembrou que fez residência na instituição e destacou a importância da unidade, criada pela Escola Bahiana de Medicina, para a formação de profissionais de saúde.
“Essa homenagem é aos 50 anos do Iperba, mas também ao SUS, que consegue, com todas as dificuldades que sabemos de restrições de recursos, sustentar a assistência, a atenção em todos os níveis de complexidade e em todos os níveis de cuidado. E nós precisamos reafirmar a importância de termos esse sistema que é copiado e homenageado no mundo inteiro”, ressaltou.
A diretora Dolores Fernandez agradeceu a Aladilce e à deputada federal Alice Portugal (PCdoB), presente à sessão, “por fazerem a diferença na defesa das maternidades, especialmente do Iperba, uma instituição que é fruto de muita luta e resistência. Somos o SUS e temos que ser de qualidade”.
O médico Henrique Amorim classificou o Instituto de Perinatologia da Bahia como “a fronteira entre a velha e a nova Obstetrícia na Bahia”. Ele também comemorou 50 anos de formado, 40 deles dedicados ao instituto. “Estou feliz em ver que o Iperba continua em evolução.”
Em adição, o ex-diretor Adson França não escondeu a emoção ao relembrar a luta de resistência contra a privatização do instituto.
A deputada Alice Portugal, farmacêutica por formação, parabenizou toda a equipe do Iperba pelo exemplo de valorização do SUS, com um trabalho de excelência e visão interdisciplinar. E reafirmou o compromisso de continuar direcionando emendas parlamentares para a manutenção da unidade.