PT quer filiar Janones e governo estuda dar cargo com status de ministério ao aliado

janones

O PT pretende convidar André Janones (Rede-MG) para se filiar ao partido e integrantes do governo Lula defendem que ele ocupe algum cargo no quarto mandato do petista.

Integrantes do Partido dos Trabalhadores dizem que há uma defesa majoritária na legenda para que Janones se filie ao partido, mas que ainda é cedo para dizer como e quando o convite será feito.

Para além disso, petistas que integram o governo defendem que ele tenha um espaço na Esplanada no quarto mandato de Lula.

Após a mobilização digital feita por apoiadores entre o primeiro e segundo turno, aliados já vinham defendendo que, se Lula vencesse, Janones teria direito a um cargo no governo. Após a vitória, surgiram mais defensores da proposta.

A avaliação é que Janones, sozinho, não foi o responsável pela vitória neste domingo (25), mas foi um dos mais importantes ao fazer nas redes o que a esquerda não tinha aprendido até então. A criação do canal “Exército do Lula”, que ultrapassou 10 milhões de seguidores, foi fundamental para a virada histórica, na visão de aliados.

Governistas dizem acreditar que Lula vai recompensar Janones de alguma forma. O primeiro recado foi dado após a vitória na Avenida Paulista, quando o petista exaltou o aliado.

Janones foi eleito deputado federal por Minas Gerais. Por isso, governistas defendem que ele ganhe o comando de uma secretaria, mas com status de ministério. Assim, poderia se licenciar da Câmara dos Deputados sem perder o mandato.

Uma opção aventada nos bastidores é criar uma Secretaria Especial de Comunicação Digital para fortalecer ações do governo nas redes sociais, por exemplo. E Lula mencionou essa ideia ontem durante o seu discurso após a reeleição.

Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *