O ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), fez duras críticas ao ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), durante o cortejo cívico do Dois de Julho, realizado nesta quinta-feira (2), em Salvador.
Em entrevista à imprensa, Rui acusou o adversário de mudar de posicionamento político conforme o cenário eleitoral, voltou a defender a construção da Ponte Salvador-Itaparica e afirmou que todas as pessoas citadas na Operação Compliance Zero devem ser investigadas, independentemente do grupo político.
Rui afirmou que ACM Neto teria alterado sua postura em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conforme a evolução da popularidade do petista. “O candidato se mostrou, ao longo dos anos, alguém que muda a face, inclusive muda a face a depender das circunstâncias. Quando ele achou que Lula estaria mal, há dois anos, ele e o prefeito de Salvador hostilizavam o presidente. Hoje, que o presidente chega a quase 70% de aprovação em Salvador, ele se cala. Mas é assim mesmo, ele está completamente desorientado.”
O ex-governador também ironizou declarações recentes de Neto sobre a Ponte Salvador-Itaparica, afirmando que as obras já começaram e acusando o opositor de negar fatos concretos. “Ontem eu vi um vídeo dele negando a realidade. Quem nega a ponte hoje está sofrendo de um distúrbio cognitivo, porque está negando a realidade. A realidade está se impondo, a estaca está sendo cravada, a ponte está sendo iniciada, a plataforma auxiliar já está lá começando a montar.”
Segundo Rui, essa postura se repete em outros projetos estruturantes realizados pelo governo estadual. “É como negou o metrô, como negou a ViaBahia, como negou o VLT, agora está negando a ponte. E a vontade do povo da Bahia vai se impondo àqueles que torcem contra, às aves agourentas que torcem para tudo dar errado.”
Questionado sobre a repercussão da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio envolvendo o Banco Master, Rui Costa afirmou que todas as pessoas mencionadas nas investigações devem ter direito à ampla defesa.
O ministro citou tanto o senador Jaques Wagner (PT), aliado político, quanto ACM Neto. “Toda essa apuração precisa ser feita. As pessoas que foram citadas já se declararam, já têm seus advogados e acho que todo mundo vai ser investigado e vai ter direito de defesa. Seja o senador Jaques Wagner, seja ACM Neto. Todo mundo vai ter o direito de se defender, de se explicar. Eu espero que o Ministério Público e a Justiça venham a dizer quem são, de fato, os responsáveis e quem são, eventualmente, pessoas que não têm culpa no caso.”