Em evento organizado pela Unagro (União Agro Bahia), realizado no Clube de Campo Cajueiro, em Feira de Santana, a presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, foi vista ao lado de ACM Neto durante toda a feira agropecuária, neste sábado. Nos bastidores da política, a aproximação entre os dois levantou rumores sobre uma possível formação de chapa majoritária para o pleito de 2026.
Apesar dos rumores, a presidente da ACB afirmou no mês passado que não tem intenção de disputar as eleições do próximo ano. Também estiveram juntos com os dois o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) e o prefeito de Feira, José Ronaldo (União Brasil).
O encontro consolidou de vez a reaproximação entre Roma e Neto, e ainda enfraqueceu a hipótese de que o prefeito Zé Ronaldo poderá migrar para a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na ocasião, ACM Neto disse que o “PT virou as costas para o agro na Bahia”, acenando a um segmento que responde por quase 30% do PIB da Bahia, mas que se mostra descontente com o governo estadual diante da escalada das invasões de terra e da falta de apoio ao produtor.
“Não há apoio a um setor que gera milhares e milhares de empregos, que é responsável por grande parte do PIB de nosso país. O que a gente percebe é que depois de quase 20 anos que o PT governa a Bahia, eles viraram as costas para o agro. Eles sucatearam a Secretaria de Agricultura, eles fecharam a EBDA, eles acabaram com o apoio técnico ao pequeno produtor com as linhas de crédito. Não há, nesse período todo do governo, uma obra relevante que possa ter levado segurança hídrica, aumentado o acesso especialmente do pequeno produtor à água”, reclamou Neto.