Em meio ao tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros, o presidente Lula conversou na noite de ontem por uma hora com o presidente da China, Xi Jinping, em um telefonema que foi um pedido do Brasil.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois líderes trocaram impressões sobre a atual conjuntura internacional e os esforços de paz entre Rússia e Ucrânia, abordaram o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo e também manifestaram interesse em buscar novas possibilidades econômicas entre Brasil e China.
Segundo o relato chinês da conversa, Xi Jinping falou ao presidente Lula que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”. E acrescentou que “a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, exortando todos os países a se unirem na luta decidida contra o unilateralismo e o protecionismo”.
Nenhum dos relatos diz, no entanto, se a escalada tarifária americana foi tratada diretamente pelos dois.
Uol