Lula diz que Trump faz “chantagem inaceitável” com o Brasil

lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à TV na noite de quinta-feira para fazer um pronunciamento contra a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

A medida, prevista para entrar em vigor em agosto, é parte de uma ofensiva comercial americana que inclui críticas ao sistema do Pix, à atuação do Brasil em acordos de leniência e até à rua 25 de Março, acusada de ser centro de pirataria.

Lula classificou a atitude como uma “chantagem inaceitável” e acusou Trump de tentar interferir nas instituições brasileiras, incluindo o sistema judiciário. Sem citar nomes, o presidente também atacou opositores que, segundo ele, estariam apoiando a medida americana por conveniência política, chamando-os de “traidores da Pátria”.

Em entrevistas, Lula também afirmou que o Brasil reagirá de forma diplomática e legal, acionando a Organização Mundial do Comércio (OMC) e recorrendo à Lei de Reciprocidade para taxar empresas americanas que atuam no país, com destaque para as gigantes digitais. Ele ainda reforçou que não aceitará pressões externas em temas como combate à corrupção ou decisões do Judiciário nacional.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, respondeu às críticas de Lula defendendo Trump como “líder do mundo livre” e justificou a ação comercial com base em práticas ambientais e digitais adotadas pelo Brasil. O governo brasileiro, por sua vez, negou todas as acusações e classificou o relatório americano como “repleto de desinformação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *