Trump defende Bolsonaro e critica STF; Lula diz que ‘não aceita interferência’

trumpbolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ontem uma publicação em sua rede social Truth defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticando o processo que ele enfrenta no STF por tentativa de golpe de Estado. “Eu tenho assistido, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump.

Ele disse ainda que o “Brasil está agindo de forma terrível” com Bolsonaro, criticou uma suposta “caça às bruxas” de autoridades brasileiras contra o ex-presidente e sua família e finalizou escrevendo: “Deixem Bolsonaro em paz”. A mensagem de Trump ocorre em meio à expectativa de bolsonaristas para que os EUA apliquem uma sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Lula reage à mensagem de Trump e diz que ‘não aceitamos interferência’. O presidente Lula publicou uma nota em suas redes sociais em resposta à postagem de Donald Trump. Lula afirmou não aceitar interferências nas políticas internas do Brasil e, sem citar Trump, disse que “a defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano.” A nota diz ainda que ninguém está acima da lei, “sobretudo os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.

Depois da publicação, o presidente foi questionado sobre o tema no Rio de Janeiro, onde participa da reunião de cúpula do Brics, e disse que não iria comentar “essa coisa do Trump e do Bolsonaro”. “Eu tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono chamado povo brasileiro”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *