Câmara Municipal: “Precisamos solucionar problemas e demandas para fortalecer o turismo em Salvador”, diz Bacelar

turismo

O cenário atual do turismo em Salvador e as melhorias necessárias para o setor foram discutidos na primeira de uma série de audiências públicas convocadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal.

Com o tema “Unindo Vozes, Impulsionamos o Turismo”, a atividade foi aberta ao público e aconteceu na manhã desta terça-feira (8), no auditório do Edifício Bahia Center. O encontro contou com a presença da subsecretária estadual de Turismo, Juliana Brito.

Para o presidente da Comissão e vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), as audiências representam uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e as entidades que fazem parte do setor.

“Salvador possui um grande potencial, com suas belezas naturais, clima ensolarado, rica cultura, gastronomia e diversidade religiosa. Precisamos solucionar os problemas e demandas para ampliar e fortalecer o turismo em nossa cidade”, afirmou Bacelar.

A mesa da audiência contou com a participação dos vereadores Randerson Leal (Podemos), e Daniel Alves (PSDB), do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Jean Paul; da presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur), Rivanete Rodrigues; e da presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), Heloísa Braga.

Jean Paul preparou uma lista de sugestões para a melhoria do turismo na capital baiana. O presidente da Abav apontou como mais urgente a melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana da cidade. Sugeriu ainda o aperfeiçoamento da sinalização urbana e turística em três idiomas e a criação de um Festival de Inverno, Afrofestival e incentivo a regatas. “O turismo precisa ser discutido todos os dias, pois temos muito a fomentar e melhorar para atrair o turista”, disse Jean Paul.

A presidente da Singtur destacou a necessidade de fiscalização para que outros profissionais do setor não atuem como guias de turismo. “Depois da pandemia, vários profissionais estão fazendo o guiamento e desrespeitando a legislação. É preciso uma fiscalização mais efetiva e melhores condições de trabalho, como pensar em locais para paradas rápidas de ônibus e vans para o turista desembarcar, fotografar e seguir seu roteiro”, destacou Rivanete Rodrigues, entre outras demandas para a categoria.

A jornalista e presidente da Febtur, Heloísa Braga, refletiu sobre a importância de incentivar o soteropolitano a viver a cidade para fortalecer o turismo. “O turismo é um vetor de desenvolvimento social, econômico e humano. É preciso que os políticos entendam a força desse setor e sua importância”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *