Após dois anos sem ocorrer devido à pandemia da Covid-19, foi realizado hoje (7), no Campo Grande, o Desfile Cívico-Militar dos 200 anos da Independência do Brasil. A Câmara Municipal de Salvador foi representada pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB). Na ocasião, o parlamentar defendeu a independência dos Poderes da República (Legislativo, Judiciário e Executivo).
“Temos neste ano uma comemoração especial, pois celebramos os 200 anos do nascimento do Brasil como um país livre e soberano. Portanto, estamos aqui para reafirmar a independência do povo brasileiro e baiano. E também o nosso compromisso com princípios republicanos consolidados pela nossa Constituição, como a autonomia no exercício do Poder Legislativo. Assim como os Poderes Executivo e Judiciário têm a sua autonomia de atuação”, disse Geraldo Júnior.
O governador Rui Costa (PT) ressaltou a importância de diversos moradores de Salvador terem prestigiado o Desfile dos 200 Anos da Independência do Brasil. “Temos uma população apaixonada por nosso país, que se emociona com o Hino Nacional. E queremos um Brasil cada vez melhor. É o que nos une nesta comemoração do 7 de Setembro. E desejamos um país investindo em novas tecnologias e as Forças Armadas, presentes aqui hoje, modernizadas e atuando também em pesquisas”, avaliou.
O prefeito Bruno Reis pontuou a importância da celebração do 7 de Setembro: “A população aqui presente, após dois anos de ausência do Desfile Cívico do 7 de Setembro, significa o enaltecimento da nossa história. Esta data deve ser sempre reverenciada e a independência se confunde com as características dos baianos: um povo autônomo e senhor das suas decisões”.
A celebração foi iniciada com uma cerimônia de hasteamento de bandeiras realizada pelo governador Rui Costa, prefeito Bruno Reis e o vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior, comandante do 2º Distrito Naval.
Logo após, houve uma apresentação de bandeiras históricas, dentre as quais a Imperial e a Provisória da República. O cortejo cívico-militar seguiu com a apresentação da Marinha, através da Banda dos Fuzileiros Navais e do Subgrupamento do Corpo de Fuzileiros Navais, dentre outros.
Logo depois, foi a vez da apresentação do Exército Brasileiro, iniciada com a Banda do 19º Batalhão de Caçadores. Também participaram do desfile os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Alunos do Colégio Militar de Salvador também desfilaram, assim como integrantes do Hospital Geral de Salvador (HGeS) – Hospital do Exército, que, com 414 anos de fundação, é o segundo hospital militar mais antigo do país.
Já a Força Aérea Brasileira, que tem como lema “Asas que Protegem o País”, foi representada por militares da Base Aérea de Salvador. A missão da base é “zelar pela soberania do espaço aéreo do Brasil”.
A Polícia Militar da Bahia, que tem 87 anos de fundação, também participou do desfile cívico. Dentre outras representações, a PM/BA contou com o Grupamento de Policiais Militares Veteranos. Fanfarras estudantis também se apresentaram no Desfile dos 200 Anos da Independência do Brasil, que teve o coronel Oliveira como comandante-geral.