Supermercados e lojas de departamento fecham mas shoppings abrem hoje

                                                                             Foto: Romildo de Jesus

 

A Federação do Comércio de Bens e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba) e Sindicato dos Lojistas (sindlojas) comunicaram que não haverá feriado, na capital baiana, do Dia dos Comerciários, pelo fato de a Convenção Coletiva não ter sido assinada com o Sindicato dos Comerciários de Salvador. Os Shoppings, supermercados e lojas de Salvador porém terão horários modificados durante esta segunda, 19, quando haverá comemoração da categoria..

“Após várias rodadas de negociações, o sindicato laboral resistiu a chegar a um acordo, prejudicando todo o comércio da cidade de Salvador, inclusive os próprios trabalhadores da categoria. Cabe esclarecer que a Lei Federal nº 12.790/2013 estabeleceu o dia 30 de outubro como o “Dia dos Comerciários”, sem instituir feriado na data. A suspensão do dia de trabalho, normalmente estabelecida para a terceira segunda-feira de outubro, é uma liberalidade acordada em Convenção Coletiva. Sem esse instrumento, não há feriado para a categoria, podendo as empresas soteropolitanas, representadas pela Fecomércio-BA e pelo Sindilojas, funcionar normalmente no dia 19 de outubro de 2020, com todo o respaldo legal,” explica a Fecomércio através de nota.

Alguns segmentos ligados ao setor terciário, a exemplo de supermercados e grandes redes de departamentos, celebraram instrumentos coletivos que determinam o dia 19 de outubro de 2020 como feriado para seus funcionários.

“Assinamos com 43 empresas e mantivemos contato com o Sindicato dos Lojistas para a assinatura da Convenção Coletiva e também o Dia dos Comerciários, que contemplariam todo o setor. Mantivemos nossa posição de conversar com todos os setores do comércio e empresas para soluções boas para a cidade, o comércio e a categoria. Tivemos um bom entendimento com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), mas, infelizmente, não se efetivou com um acordo envolvendo o Sindilojas ”, afirma Renato Ezequiel, presidente do Sindicato dos comerciários.

Confira as alterações nos horários de funcionamento dos shoppings

Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping : O Salvador Shopping e o Salvador Norte funcionarão normalmente das 11h às 21h. No Salvador Norte, os clientes têm como opção de lazer, o cinema. Para aqueles que querem fazer compras, podem comprar pelo site e retirar nos Drives Thru que também estarão abertos das 11h às 21h, ou ainda pelas plataformas online, acessando : www.salvadorshoppingonline.com.br e www.salvadornorteonline.com.br e receber o produto em casa, com frete grátis.

Shopping Piedade : Nesta segunda-feira, 19 de outubro, o Shopping Piedade terá horário de funcionamento normal, de 11h às 21h. Apenas as lojas âncoras que já assinaram acordo com o Sindicato terão o funcionamento facultativo.

Shopping Barra: As Lojas abrirão normalmente, das 11h às 21h, a Praça de alimentação funciona das 11h às 21h e Restaurantes Funcionam das 12h a 0hora.

Shopping da Bahia: Pão de Açúcar (Fechado), Farmácias funcionam das 11h as 21h. Âncoras e Megalojas (que possuem acordo com Sindicato dos Comerciários) estarão f echadas. Já alimentação/Restaurantes funcionam das 11h as 21h. A Clivale terá Funcionamento normal. O Cinema UCI Orient também terá Horário Normal , conforme programação. Academia Bodytech, das 06h às 23horas; Bancos em horário normal Lojas e quiosques funcionam das 11h as 21horas.

Shopping Bela Vista: Lojas, quiosques e praça de alimentação normal, das 11h às 21h. Somente Mercado G Barbosa e lojas âncoras fechadas.

Shopping Itaigara: O centro de compras estará aberto nesta segunda-feira , 19.

Shopping Paralela: Aberto das 11h às 21h, farmácias, praça de alimentação.Lojas Âncoras e supermercado Hiper Ideal (fechados)

Shopping Paseo: Irá funcionar de 11h às 20h

Center Lapa: As lojas e praça de alimentação funcionarão das 11h às 21h. C&A, Riachuelo, Marisa e Lojas Americanas não funcionarão. Cinema programação e horários dos filmes no site www.shoppinglapa.com.br.

Ferreira Costa: Funciona normalmente das 8h às 21h

Perini: Perini Graça, Pituba, Barra e Vasco abrem normalmente, das 6h30 às 20h. Perini do Costa Azul estará fechada. As lojas dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela e Salvador Shopping abrem de acordo com o horário dos centros de compras. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

 

 

 

 

 

 

Faça seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *